terça-feira, 28 de maio de 2013

Bio SketchLAB - Mobilidade e design inspirados na natureza


Bio SketchLAB - Saiba como aplicar 3,8 bilhões de anos de evolução natural a seus projetos de design

Seguindo o mesmo conceito aplicado ao Autotimeline SketchLAB, estamos lançando a Edição 2013 do Bio SketchLAB, uma série de encontros didáticos - configurados na forma de laboratório avançado de sketch - que desta vez abordará o tema BIOMIMÉTICA, o design inspirado na natureza. Acreditamos que a maioria dos profissionais ligados ao desenvolvimento de produtos já tenha ouvido falar alguma vez no termo Biomimética e o quanto esta pode ajudar os designers a assimilar uma nova e eficiente forma de abordagem em seus projetos. Se o assunto lhe interessou, conheça na nossa seção de cursos um pouco mais deste curso inovador e aproveite a oportunidade de ampliar as suas possibilidades criativas, garantindo sua vaga.

Bio SketchLAB: Fazendo da natureza uma aliada em seus projetos de design

A prodigiosa evolução natural

Ao longo de sua história, o homem tem se maravilhado com as engenhosas soluções encontradas pela natureza para os mais diversos problemas. Ora são estruturas que aliam extrema leveza e resistência, outras vezes são fantásticos mecanismos de adaptação e camuflagem. Quanto mais o homem conhece a intimidade dos processos do mundo natural, desde as estruturas cristalinas e do DNA até o comportamento das espécies, mais ele toma conhecimento da maestria da natureza em manipular domínios como o da física e da química para promover a adaptação das formas de vida em seu caminho evolucionário. Os resultados alcançados pela vida na Terra ao longo de bilhões de anos de desenvolvimento adaptativo são de uma eficiência admirável.

Inspirando-se na Natureza

Para quem trabalha com desenvolvimento de produtos e precisa encontrar novas soluções para velhos problemas, bem como soluções elegantes e eficientes para os novos desafios que surgem a cada dia, a natureza sempre foi a mais rica fonte de conhecimento e inspiração.

Novos tempos para o design

O processo criativo de quem trabalha com design exige constante ampliação e atualização de repertório, método e dedicação. Numa época de desenvolvimento de novos materiais e tecnologias, torna-se fundamental reavaliarmos nossa metodologia no desenvolvimento de produtos, pois não são poucos os casos nos quais o que era antes tecnologicamente inviável, agora mostra-se perfeitamente plausível. E uma parte importante das novas idéias e realizações nessa área são creditadas a análise e ao entendimento de como a natureza resolve seus próprios problemas.

Uma oportunidade para conhecer a Biomimética aplicada ao design

Se você trabalha com design ou depende do conhecimento dos processos criativos do design para melhorar o desempenho de seu trabalho, o curso Bio SketchLAB vai certamente fazer você repensar os seus conceitos e contribuir para a atualização de seu processo criativo.

O conhecimento posto em prática

Nossas aulas foram especialmente elaboradas para quem deseja adquirir repertório no campo da biomimética aplicada ao design. Por meio do aprendizado de técnicas avançadas de Sketch, todo o conhecimento adquirido ao longo das aulas expositivas será posto em prática através das aulas de Sketch, sob orientação dos professores. Dessa forma você terá a chance de incorporar ao seu processo criativo diário o que aprendeu no decorrer das aulas expositivas.

Professores Experientes

Conheça a seguir um resumo do perfil de nossos professores:

Carlos Castilho é consultor em design automotivo, pesquisador na área de História da Mobilidade e palestrante dos temas Mobilidade Urbana, Intermodalidade, História do Automóvel, História Náutica, História do Ônibus, História da Motocicleta, História do Transporte Ferroviário, História do Transporte Aéreo e Fronteiras da Mobilidade. Com 20 anos de experiência em desenvolvimento de produtos e 13 anos de experiência na área acadêmica, atuou como designer e consultor de design em diversas empresas do setor automotivo e de produtos, tais como Alstom, Neobus, Maxion Motores, Seiko, Dumont, Thamco, Busscar e Engebus. Entre 1996 e 2008 foi Gerente de Design das empresas IDO Design e Plásticos Mueller. Jurado de concursos nacionais e internacionais da área do design, tais como IF Design, Prêmio Museu da Casa Brasileira, Mueller-Fiat e Transporte Moderno. Formado em Arquitetura e Urbanismo com especialização em design de transportes, defende uma visão sistêmica e integrada da mobilidade como solução para os problemas de transporte de passageiros e de cargas. Professor universitário desde 1998, criador e coordenador técnico do curso Design da Mobilidade da FAAP de 2006 a 2009, onde é professor das disciplinas História do Design na Mobilidade e Fronteiras da Mobilidade. É também professor do curso Master em Transportation Design do IED-Istituto Europeo di Design e membro do Comitê de Cursos da SAE-Brasil, entidade onde ministra cursos e palestras na área do design de transportes.

Ricardo Pimenta é designer industrial, formado pela Faculdade de Belas Artes em Projeto de Produto com especialização na área automobilística. Pós graduado em  Marketing, Mestre em Engenharia de Produção. Trabalhos realizados no segmento Automotivo e de Produto em Geral, pela GM - General Motors  no período de 1995 a 2009. Professor universitário em São Paulo e Santa Catarina, atua em faculdades como FAAP, Istituto Europeo di Design, Universidades de Itajaí e Universidade de Joinville. Ministra cursos da área automotiva - Design da Mobilidade e Desenho Industrial, Desenho de Produtos, Jóias, Calçados e Interiores. Realizou trabalhos de Consultoria em Desenvolvimento de Produtos e Criação na área calçadista para a região de Birigui, São Paulo e em mais 20 outras empresas nesse setor. É palestrante sobre Técnicas de Criação e Desenvolvimento de Idéias e de Desenvolvimento de Projetos, com palestras realizadas em empresas como Comil Ônibus, Marcopolo, Grendene, Universidade Univali, Univilli, UCS, Universidade Federal de Florianópolis e Ulbra.

(Este e todos os outros cursos publicados nesta sessão estão em permanente processo de constituição de novas turmas. Registre seu interesse enviando e-mail para autotimeline@gmail.com)

Grupo Soma.

Um comentário:

  1. Boa tarde!

    Meu nome e Maira e eu trabalho para o site Compareemcasa.com.br. Estou entrando em contato com o você desta forma porque não encontrei no seu blog um email nem um telefone de contato, estou interessada em lhe oferecer uma parceria entre a minha pagina e seu blog. Vamos esta fazendo um investimento nele, na minha pagina trabalhamos com seguros de carros fazemos cotações em diversas seguradoras. Se você tiver interessado o meu email e maira@compareemcasa.com.br! Aguardo o seu contato assim podemos conversar melhor e posso te explicar oque estamos querendo fazer.

    Obrigada

    ResponderExcluir